EM CURSO_

placeholder image

Dia Mundial da Língua Portuguesa

Hoje é DIA MUNDIAL DA LÍNGUA PORTUGUESA, um dia que se faz com falantes espalhados por todo o mundo e um dia que se faz da riqueza que nasce das suas diferenças e dos seus diferentes sotaques.

Somos mais de 265 milhões de falantes e juntos queremos celebrar esta união.
E porque a escola é um lugar onde a diferença nos enriquece e nos forma enquanto cidadãos do mundo, convidamos a nossa comunidade educativa a juntar-se para festejar a Língua Portuguesa.



Saber +

CONCURSO_

Artboard%202

JORNALISTAS EM REDE

Sendo a Literacia para os Media um dos objetivos do nosso Projeto Educativo, não só a leitura dos vários géneros jornalísticos é feita em sala de aula, como também incentivamos os nossos estudantes a praticar a escrita desses mesmos géneros.Respondendo ao desafio lançado pela professora de Português, a nossa aluna, Margarida Monteiro do 10.°B, quis dar a conhecer a Banda Filarmónica de Santar, na qual toca fagote. Nasceu assim esta reportagem, que venceu o concurso Jornalistas em Rede, parceria do jornal Público e RBE.




LER+

DESTAQUE_

https://www.facebook.com/municipio.nelas/videos/889235018475494/?t=0

ELOS DE LEITURA 
Festival Literário de Nelas

Realizo-se a 6.º edição do Festival Elos, uma organização da Rede de Bibliotecas de Nelas, onde o AE Nelas é parceiro. Regressa este ano em formato presencial, assumindo-se como uma festa do livro e da leitura, tendo com pano de fundo as comemorações dos 100 anos do nascimento de José Saramago.  

Com um programa diverso, para todos os gostos e todas as idades, que contou com a presença de autores, como Pedro Chagas Freitas, Pedro Seromenho, Violante Saramago e Lúcia Morgado, bem como a espetáculos dinamizados pela companhia de teatro ACERT e ZunZum.


Saber +

DESTAQUE DO MÊS_

José Saramgo [1922 - 2010]

José de Sousa Saramago, nasceu em 16 de Novembro de 1922, na Azinhaga do Ribatejo, Santarém. Em 1998 recebeu o Prémio Nobel da Literatura, como reconhecimento de uma obra literária traduzida em mais de trinta línguas.

Foi funcionário publico, escritor, ensaísta, jornalista; chegou a sub-director do jornal Diário de Noticias e com a Literatura contribuiu na busca de sentido para o mundo e para as coisas.

Em 1947 publica o primeiro livro: “Terra de Pecado”, e com o romance “Levantado do Chão”, Prémio Cidade Lisboa em 1980, afirmou-se como um autor de pensamento de esquerda, que fala de trabalhadores para trabalhadores. É “Memorial do Convento” que o confirma como um dos grandes autores de língua portuguesa.

Mas o seu estilo e os temas que aborda são incómodos: “O Evangelho Segundo Jesus Cristo” provoca em 1992 um “terramoto”, que culmina numa discussão em Assembleia da República para o excluir da lista de nomeados ao Prémio Literário Europeu.
Saber + 

NOVIDADES NAS BIBLIOTECAS_

1507 1
O Lagarto 
José Saramago 

Biblitoeca CEN

1507 1
O Silêncio da água

José Saramago

Biblitoeca CEN
O Museu
Talvez

Morris Gleitzman

Biblioteca ESN
O Museu-dos-Misterios
Manual de pintura e caligrafia

José Saramago

Biblioteca ESN
AE NELAS | 2022