É a partir de Fernando Pessoa menino que percebemos o ecletismo e a transversalidade intelectual do Poeta.
Por isso e porque temos o privilégio de comungar a pátria de Fernando Pessoa na Língua que é de todos nós, o projeto que a Biblioteca ora propõe, desafia-nos a tomar o Poeta pelas mãos dos nossos alunos do Pré ao 12.º ano através de trabalhos de múltiplos formatos e distintas sensibilidades.
Este projeto é implementado pela equipa da biblioteca escolar, para complementar as atividades que têm sido propostas, neste tempo conturbado do confinamento e em que muitas das BEs se encontram encerradas, no intuito de continuar a valorizar os hábitos de leitura e os momentos de partilha em família.
Lembrando que a nossa “pátria é a Língua Portuguesa” (Fernando Pessoa), e para comemorar o dia 22 de maio, Dia do Autor Português, a Biblioteca Escolar desafiou a comunidade educativa a ler alguns dos seus autores portugueses favoritos e a partilhá-los neste espaço democrático que é a WEB.
“Leitores a brincar!” é o lema deste projeto desenvolvido em parceria com a RBN (Rede de Bibliotecas de Nelas) e com o apoio da Fundação Lapa do Lobo, com objetivo de formar, desenvolver e manter indicies de leitura nos alunos do 1º CEB. Este projeto já vai na sua 5ª edição, premiando os melhores leitores na festa do Concurso de Leitura em Voz Alta, no final de cada ano letivo.
No dia 1 de feveiro comemora-se o dia mundial de leitura em voz alta, a biblioteca escolar do AEN mais uma vez quis estar presente na comemoração deste dia tão especial. Assim convidou a comunidade educativa a ler alguns dos seus textos favoritos e a partilha-los em difrentes formatos.
Aceite o repto lançado pelo PNL2027, no que refere ao projeto “10 minutos a LER”, dirigido às escolas dos 2.º e 3.º ciclos do Ensino Básico e do Ensino Secundário da rede pública, a Biblioteca Escolar do Agrupamento de Escolas de Nelas trouxe ao desafio também o 1.º CEB, fazendo chegar a todas as escolas que não possuem biblioteca um baú com livros para que todos pudessem entrar na infinita aventura das palavras.
Devido à sua natureza, este projeto articula com o Projeto “Cadernetas da Leitura”, numa simbiose perfeita, promovendo a atividade diária da leitura por prazer e a monitorização, pelos alunos, das leituras realizadas, desenvolvendo, dessa forma, o sentido de organização do trabalho.
A Caderenta já vai na 4ª edição e cada vez tem mais leitores.
Este projeto desenvolvido em parceria com a RBN (Rede de Bibliotecas de Nelas) e com o apoio da Fundação Lapa do Lobo, com objetivo de formar, desenvolver e manter indicies de leitura nos alunos do 1.º CEB e pré-escolar , premiando os melhores leitores na festa do Concurso de Leitura em Voz Alta, no final de cada ano letivo.
O Plano Nacional de Leitura 2027 comemorou pela primeira vez o Dia Mundial da Leitura em Voz, no dia 1 de fevereiro. A Biblioteca Escolar do Agrupamento de Escolas de Nelas associou-se a esta efeméride, envolvendo a comunidade educativa e os alunos em particular, gravando uma série de trabalhos em vídeo e áudio, do 1.º CEB ao ensino secundário, de forma a comemorar esta data.
Ficam aqui alguns desses testemunhos.
A expressão oral requer que quem aprende saiba não só utilizar aspetos específicos da linguagem como regras gramaticais, pronúncia ou vocabulário (competência linguística), mas que compreenda também quando, porquê e como produzir o discurso (competência sociolinguística). Finalmente, a expressão oral envolve capacidades, estrutura e convenções diferentes da expressão escrita (Burns e Joyce, 1997; Carter e McCarthy, 1995; Cohen, 1996). Um bom orador sintetiza este conjunto de capacidades e conhecimento para ser bem sucedido numa dada produção discursiva.
Que livros os nossos alunos leem mais? Como fazem estes esta seleção? Será que poderia haver uma lista de livros mais simplificada que orientasse este processo?
São algumas das questões que fizeram com que este projeto, já em prática no 1.º CEB e com bons resultados, fosse agora implantado noutros ciclos de escolaridade, com o objetivo fomentar a leitura de uma forma lúdica, através do preenchimento de uma caderneta de leitura com títulos aconselhados por docentes de diferentes áreas.
Pretendeu-se assim, envolver toda a comunidade educativa, em prol de uma leitura orientada, com a principal preocupação de formar o aluno em diferentes áreas, da forma mais eclética e transversal.
Este projeto tem como público alvo os alunos do 2.º CEB e visa desenvolver o prazer da escrita através da leitura.
Para tal, numa primeira fase, foram realizadas várias oficinas de escrita criativa e, numa fase mais avançada, estendeu-se a atividade ao ambiente digital através do Storybird, culminando com um concurso de Contos relacionado com a temática da Semana da Leitura.
O 5.º Concurso Leitura do Final em Voz Alta, bem como a entrega dos prémios aos alunos que participaram no Concurso Leitura a Par visa desafiar e promover o gosto pela leitura, nos mais novos.
Na competição deste ano estiveram presentes alunos dos agrupamentos de escolas de Nelas, Canas de Senhorim e do Jardim Escola João de Deus, do 3.º aos 6.º anos de escolaridade.
Foram momentos de grande emoção, competição e alegria, promovidos pela Rede Biblioteca de Nelas com o extraordinário apoio da Fundação Lapa do Lobo, como vem sendo tradição.
Leituras X ou Leituras cruzadas, leituras realizadas por alunos do 3º Ciclo a alunos mais novos, nomeadamente do pré-escolar e 1.ºCEB, o projeto assumiu como principal objetivo a sensibilização dos alunos mais novos para o valor do conto, para a aventura mágica do livro e desenvolver nos mais velhos as competências leitoras, a apresentação em público e uma oportunidade de voltar a um sítio onde também foram felizes e onde tudo começou.
São os leitores em dívida, são os cobradores em ação. No sentido de sensibilizar a comunidade educativa (e não só), o Projeto “Leitores do Fraque”, desenvolve atividades de promoção de leitura em estilo “cobrança”. O livro não é de recibos e o encargo a pagar assume a forma de poesia ou prosa. Os Leitores do Fraque vão provar que, afinal, ler não custa nada e até faz bem.
Durante a Festa Literária de Nelas, os alunos do 9.º ano de EMRC e a professora Sandra Póvoas visitaram a Lar de S. José e a Residência de S. Domingos em Nelas, com o intuito de cruzar gerações e trazer algumas leituras a quem ainda não esqueceu o prazer de ler, mas que já não o faz como antigamente.
Foram momentos bastante animados, em que leitura e música estiveram de mãos dadas, graças ao entusiasmo de miúdos e graúdos. a todos um grande “bem hajam”.
Na noite de sexta-feira, dia 15 de abril, a comunidade educativa teve oportunidade de assistir, no Cineteatro de Nelas, ao espetáculo “O ROUBO DAS BARCAS E OUTROS DRAMAS FELIZES”, que integrou a Semana Literária – Elos de Leitura, projeto criado em colaboração com a Câmara Municipal.
A atividade, coordenada e apresentada pelo professor Bibliotecário, Bruno Cardina, desdobrou-se em momentos distintos com elos literários:
- Poesia, pela voz de alunos da EBFA, professores e os (in) oportunos “Homens do Fraque” – professores João Rui e Rui Fonte (da Fundação da Lapa do Lobo), que nos permitiram acertar contas com a poesia…;
Foi realizado o 3.º Concurso Leitura do Final em Voz Alta, bem como a entrega dos prémios aos alunos que participaram no Concurso Leitura a Par que visa promover a leitura nos mais novos.
Na competição dos melhores leitores, estiveram presentes alunos dos Agrupamentos de Nelas, Canas de Senhorim e do Jardim Escola João de Deus, do 3º ao 5º ano de escolaridade.
Foram momentos de cultura das palavras lidas, de grande emoção, competição e alegria, mais uma vez organizado pela Rede Biblioteca de Nelas, com o apoio insubstituível da Fundação Lapa do Lobo.