O dia 2 de fevereiro, a Biblioteca Escolar celebra o Dia Mundial da Leitura em Voz Alta, atividade que envolve toda a comunidade educativa. Alunos, professores, assistentes operacionais e encarregados de educação participaram na leitura e gravação de textos, promovendo o prazer de ler e a valorização do livro e da oralidade. A iniciativa destaca a importância da leitura em voz alta como forma de desenvolver a expressão, a confiança e o gosto pela literatura. Em articulação com os departamentos de Português e Línguas, reforça-se a ligação entre escola, famílias e biblioteca, incentivando uma cultura ativa de leitura.
Visibilidade da leitura
A iniciativa visa promover a requisição e leitura de livros no 1º Ciclo do Ensino Básico (CEB), estabelecendo o objetivo de que cada aluno requisitará e lerá pelo menos 42 livros entre dezembro e abril. O projeto tem como principais objetivos fomentar o hábito da leitura desde cedo, desenvolver o gosto pela literatura e melhorar a fluência leitora dos alunos.
No ano presente ano letivo 24-25, envolveu 101 alunos do 1º - 4º ano de escolaridade e foram lidos aproximadamente 2434 livros.
Leitura recreativa
Entre 9 e 20 de junho de 2025, realizou-se o Diagnóstico da Fluência Leitora com os alunos do 2.º ano, conduzido pelos docentes titulares de turma. Paralelamente, a equipa da Biblioteca Escolar desempenhou um papel fundamental, promovendo atividades diversificadas, lúdicas e de incentivo à leitura, enquanto os alunos realizavam o diagnóstico. Estas iniciativas incluíram momentos de leitura orientada, jogos de palavras, escuta de histórias e desafios de expressão oral, garantindo um ambiente tranquilo e motivador. A articulação entre turmas e BE permitiu uma organização eficaz, reforçando o gosto pela leitura, a oralidade e o envolvimento da comunidade educativa para além do processo avaliativo.
A educação literária ganhou destaque nas escolas portuguesas há pouco mais de dez anos, reforçando a ideia de que as crianças devem contactar com os livros e com a leitura o mais cedo possível. Ler não serve apenas para aprender conteúdos — ajuda a imaginar, sentir, pensar e perceber melhor o mundo. Embora este trabalho continue ao longo de toda a escolaridade, ele começa logo a ser construído nos primeiros anos. Neste projeto, a leitura e o contacto com a literatura acontecem no 1.º CEB, com turmas do 1.º e 2.º ano, mostrando que todos os alunos estão a crescer como leitores, passo a passo e todos os dias.
Leitura orientada
No dia 21 de março, o Agrupamento de Escolas de Nelas celebrou o Dia Mundial da Poesia com uma homenagem especial a Luís Vaz de Camões, no âmbito das comemorações dos 500 anos do seu nascimento.
Na Escola Secundária de Nelas (ESN), foram distribuídos e selecionados poemas para todos os professores, que os leram nas salas de aula, escolhendo textos de acordo com a sua disciplina, estabelecendo pontes entre a literatura e diferentes áreas do conhecimento.
Na Escola Básica Dr. Fortunato de Almeida (EBFA), realizaram-se leituras animadas e dramatizadas de poemas de Luís de Camões, contando com a sua "presença" simbólica para recordar o seu legado literário e a importância do seu quinto centenário.
Socialização da leitura
Entre 10 e 17 de maio de 2025, decorreu a 9.ª Edição do Elos – Festival Literário de Nelas, consolidando-se como um dos momentos mais relevantes de celebração da leitura e da cultura no concelho. Organizado pela Rede de Bibliotecas de Nelas — que reuniu a Biblioteca Municipal António Lobo Antunes, as Bibliotecas Escolares dos Agrupamentos de Nelas e Canas de Senhorim, a Biblioteca José Adelino e a Biblioteca da Fundação Lapa do Lobo — o festival apresentou um programa diversificado. Houve encontros com autores, leituras, animações, música, teatro, passeios literários e exposições. A edição homenageou a escritora Maria Natália Miranda, destacando a sua vida e obra.
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