Os alunos Afonso Maria Sousa Figueiredo Dias Rocha, Beatriz Coimbras Rocha e José Miguel Maltez Xavier, do 8.º A, participaram na Sessão Nacional do Parlamento dos Jovens do Ensino Básico, que se realizou nos dias 6 e 7 de maio, na Assembleia da República, em Lisboa, como deputados eleitos pelo círculo eleitoral de Viseu.

132 deputados de 66 escolas eleitas nas Sessões Distritais e Regionais, acompanhados pelos seus professores e pelos jornalistas candidatos ao Prémio Reportagem, representaram mais de 109 000 alunos de 512 escolas participantes de todo o país, bem como de escolas portuguesas dos círculos da Europa e de Fora da Europa, do 5.º ao 9.º ano de escolaridade.

No dia 6, organizados em quatro Comissões, os jovens deputados apreciaram os 22 projetos de recomendação sobre "Alterações Climáticas: Salvar os Oceanos", dos diferentes círculos eleitorais (do continente, das Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira, da Europa e de Fora da Europa).

No dia 7, a sessão de abertura contou com intervenções do Presidente da Assembleia da República, Dr. Eduardo Ferro Rodrigues, do Presidente da Comissão de Educação e Ciência, Dr. Alexandre Quintanilha, e da Secretária de Estado Adjunta e da Educação, Dr.ª Alexandra Leitão.

O Afonso, a Beatriz e o José representaram, com enorme sentido de responsabilidade, não só o Agrupamento de Escolas de Nelas, mas também o círculo eleitoral de Viseu, que os elegeu.

Merecidos parabéns para quem tão abnegadamente se empenhou!