No dia 13 de março de 2019, os alunos do 10º ano, turmas A  B1 e B2 ,tiveram oportunidade de assistir, em Viseu,  à peça de teatro "Farsa de Inês Pereira" de Gil Vicente, pela companhia ACTUS. Os alunos conviveram e divertiram-se.

Aprender através do humor, é sempre uma receita de sucesso!

No passado dia 17 deslocou-se pela segunda vez a Nelas a Calliope Theatre Company com três peças de teatro destinadas aos alunos do Agrupamento de Escolas: Midsummer Night’s Dream, destinada aos alunos dos 10º e 11º anos, Sherlock Holmes and the Railway Riddle, para os alunos do 3ºCEB, e Cinderella, assistida pelos alunos do 4º ao 6º ano. A atividade decorreu no Cine Teatro, cedido pela Câmara Municipal, tendo esta igualmente permitido a deslocação dos alunos que frequentam a escola fora da vila (4º ano), ao providenciar o autocarro.

A maioria dos alunos participou com entusiasmo na atividade, que constituiu uma interessante aula de Inglês, de caráter interativo e dinâmico, com textos dramáticos adaptados à situação e ao nível de aprendizagem dos alunos, destacando-se o excelente desempenho dos atores.

Em todas as sessões os alunos foram chamados a participar, facto que deu uma maior dinâmica ao espetáculo. Os alunos tiveram a oportunidade de contactar com falantes nativos de língua inglesa, que tiveram o cuidado de falar devagar, usar a linguagem corporal/gestual e uma dicção clara, tendo em conta a diversidade da audiência. As peças deram o mote para se falar um pouco da história e cultura inglesa.

Constatamos que, na globalidade, houve uma boa recetividade por parte dos alunos.

A companhia de teatro endereçou posteriormente os seus agradecimentos pelo acolhimento e condições de trabalho dispensados.

Brevemente estarão disponíveis algumas fotografias desta atividade.

Na sequência do Dia Internacional das Vítimas do Holocausto que se comemora a 27 de janeiro, vai realizar-se a 28 de fevereiro a palestra “Aprender sobre o Holocausto nos dias de hoje” com o Dr. António José Martins, formador da Memoshoa, Associação Memória e Ensino do Holocausto, no auditório do Multiusos de Nelas. A palestra tem como objetivo o desenvolvimento do trabalho de educação e memória do Holocausto, com especial incidência no meio escolar. É dinamizada pela Biblioteca Escolar e pelas docentes Fátima Neves, Gracinda Pereira e Irene Santos.

Na próxima segunda feira, dia 26 de novembro, vai-se comemorar o Dia Mundial da Ciência, com atividades experimentais, demonstrações e exposições. Ir-se-á estar, durante todo o dia, no átrio do bloco de aulas da ESN. Visitem-nos!
 
                      O Departamento de Matemática e Ciências Experimentais