Clube das Artes e Restauros |
|
As áreas que se pretendem explorar são: o desenho, a pintura, a escultura, a cerâmica, a pirogravura, o restauro, a reciclagem de materiais, a fotografia, a informática, o vídeo e o design gráfico.
|
|
Clube da Ciência Viva |
|
O Clube Ciência Viva, com o projecto “Carro Solar Nelas,” procura sensibilizar a comunidade de uma região para a utilização de energias alternativas, bem como, criar condições propiciadoras do desenvolvimento de competências de índole científica, tecnológica e ambiental nos alunos. Neste âmbito o clube tem à sua responsabilidade a manutenção do veículo solar alfa-sun. No entanto, as actividades a desenvolver, pretendem ser mais abrangentes e ir de encontro aos interesses dos alunos. Com base neste contexto e seguindo uma orientação CTS, considera-se muito interessante a investigação e construção de dispositivos que evidenciem de forma inequívoca conceitos subjacentes ao estudo da ciência nomeadamente, da Física e da Química. Desenvolver competências de índole científica e tecnológica nos alunos; Utilizar a metodologia de resolução de problemas por via experimental; Compreender que os recursos naturais são finitos, uma vez que a rapidez do seu gasto excede largamente a da sua formação; Associar a sustentabilidade da vida na Terra ao desenvolvimento e utilização de fontes de energia alternativas, à preservação do ambiente e dos recursos naturais. O Clube será responsável pela dinamização da 4ª edição do “Ciência em Acção” onde será efectuada a divulgação dos trabalhos desenvolvidos.
|
|
Rádio Escolar |
|
A Rádio Escolar funciona durante o intervalo da manhã e à hora do almoço, dinamizada por alunos e/ou professores com objectivos lúdicos. Este ano, a Associação de Estudantes fez uma parceria com a Biblioteca e elaboraram um programa com o objectivo de divulgar actividades a decorrer na escola, lembrar acontecimentos e divulgar música variada ao gosto dos alunos. |
|
Clube de Robótica |
|
O clube de Robótica surge do empenho em divulgar a aprendizagem das diversas vertentes da robótica: construção, programação e controlo. Pretende desenvolver atividades que permitam promover situações de aprendizagem como comandos básicos para efetuar percursos, usar sensores para desenhar figuras geométricas e para criar situações mais elaboradas. As áreas abrangidas utilizam os conhecimentos desenvolvidos ao longo do percurso escolar dos alunos e pretende complementar os conhecimentos aquiridos nas aulas possibilitando a sua aplicação prática. |