horarios_1213

Os horários das turmas das Escolas E.B. Dr. Fortunato de Almeida e Secundária de Nelas, já se encontram disponíveis no Portal do Agrupamento para consulta. Para os consultar, clique nos respectivos menus - Escola Básica na opção Horários e Escola Secundária na mesma opção!

Na E.B. Dr. Fortunato de Almeida os Novos horários entram em vigor a partir de 24 de setembro

O Chef Vitor Almeida esteve, no dia 20 de Setembro, na cozinha da nossa escola. Este profissional da ACPP (Associação de Cozinheiros Profissionais de Portugal) ensinou alguns procedimentos e dicas às nossas cozinheiras e incentivou os nossos alunos a terem uma alimentação saudável.

100% é um programa da Unilever Jerónimo Martins com o apoio do Ministério da Educação e o apoio científico da Plataforma contra a Obesidade, tendo como parceiro a Associação de Cozinheiros Profissionais de Portugal, que tem como principal objectivo melhorar a alimentação escolar em Portugal.

Saber mais:http://www.programa100porcento.com/programa.html

Este projecto, com um período de aplicação de três anos, pretende dar continuidade ao que se iniciou no ano lectivo 2006/2007, dada a evolução positiva nos resultados obtidos pelos alunos nele intervenientes (7º, 8º e 9º anos).
Constituem objectivos do projecto:

A) Ao nível das dimensões da aprendizagem em Matemática:
- Conhecer os conceitos e procedimentos básicos da Matemática;
- Desenvolver o raciocínio matemático;
- Desenvolver no aluno a capacidade de estabelecer conexões entre diferentes conceitos e relações matemáticas e também entre estas e situações não matemáticas.

B) Ao nível do clima de trabalho a desenvolver:
- Promover o trabalho colaborativo e de entreajuda entre os alunos;
- Fomentar a pesquisa, selecção e organização da informação na resolução das actividades;
- Fomentar a autonomia, responsabilidade e criatividade.

C) Ao nível da evolução esperada nas classificações internas no final do projecto e no exame/prova de final de ciclo:
- Pretende-se que no final do projecto a percentagem de sucesso ronde os 85% a nível interno e considerando as habituais flutuações associadas a uma prova de âmbito nacional, apontamos como meta desejável a obtenção de 80% de níveis superiores ou iguais a três.
Constituem a equipa de trabalho todos os professores de Matemática da escola.
Do ponto de vista da organização temporal, o PMII desenvolve as suas actividades, preferencialmente no âmbito da Área de Projecto, no 7º e 9º ano de Escolaridade e no âmbito do Estudo Acompanhado no 8º ano de escolaridade.

Nesta seção estão disponíveis várias informações úteis para Professores, Alunos, e restante Comunidade Escolar. No menu Comunidade Educativa pode ainda escolher a opção pretendida (Docentes, Não Docentes, Alunos e Associação de Pais).

Convocam-se todos os pais e encarregados de educação das crianças inscritas no Jardim de Infância de Nelas para uma reunião, a realizar no dia 7 de Setembro, 4ª feira, pelas 14 horas, na Escola Secundária de Nelas. 

O Diretor

Logo_SPOOs Serviços de Psicologia e Orientação (SPO) são unidades educativas sedeadas em escolas, tendo por objectivo geral contribuir para o desenvolvimento qualitativo do processo educativo. Desenvolvem as suas actividades nos domínios do apoio psicopedagógico, do apoio ao desenvolvimento do sistema de relações da comunidade educativa e da orientação escolar e profissional. Assim, os SPO organizam acções dirigidas para situações individuais, para grupos específicos ou para toda a comunidade educativa, tendo em vista promover e melhorar as condições de aprendizagem e vivência escolar.

No âmbito do apoio psicopedagógico, as acções passam por identificar causas do insucesso escolar, propondo medidas, colaborar com o Núcleo de Apoio Educativo na detecção de alunos com necessidades especiais, sua avaliação, estudo das intervenções adequadas e respectivo acompanhamento e desenvolvimento de programas de promoção do desenvolvimento do aluno a diversos níveis. Em termos do apoio ao desenvolvimento do sistema de relações da comunidade educativa, os SPO colaboram com os órgãos de gestão da escola e articulam a actividade com outros serviços da comunidade e com os pais e encarregados de educação. No 3º ciclo do ensino básico, compete também ao SPO exercer a sua actividade no domínio da orientação escolar e profissional, desenvolvendo programas de orientação a nível de grupo ou individual, realizar acções de informação escolar e profissional dirigidas aos alunos e aos encarregados de educação e a promover o contacto dos alunos com o sistema educativo e formativo e com o mundo do trabalho.

A intervenção do SPO pode ser solicitada por qualquer elemento da escola (professores, alunos, funcionários) ou pelos pais e encarregados de educação. 

Contacto de email do serviço: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.