Porque à Escola compete olhar a História, como forma de construir a cidadania ativa, conhecer o passado, compreender o presente e perspetivar o futuro, onde a Liberdade é um Tesouro que urge preservar, plantámos cravos e semeámos mensagens de liberdade nas suas folhas e pétalas, desenhamos o antes, o durante e o depois de abril, provocámos o encontro com protagonistas e acordámos as suas memórias, mostrámos e partilhámos documentos históricos, cantámos abril na “Balada de Outono” e no “Coro da Primavera”.

      Porque a memória existe deixamos aqui algumas imagens e sons desta atividade.

Algumas fotografias desta atividade:

Vídeo da atividade:

Professora de HGP – Lúcia Ribeiro

Na próxima segunda-feira, dia 30 de abril, como já estava previsto, os alunos do 6º ano vão realizar uma visita de estudo ao Porto, onde irão visitar a Casa da Música, o Castelo do Queijo e o Sea Life. Neste âmbito, encontra-se aqui um documento que informará e auxiliará os encarregados de educação e os seus educandos a preparar melhor a referida visita. Solicito, desde já, a sua leitura. Para mais informações, no dia da visita, podem contactar a escola (Telemóvel: 934832751) e o Coordenador de Estabelecimento (934919842).

No âmbito das atividades das Jornadas do Patrono, as docentes de Língua Inglesa do 2º e 3º ciclos desenvolveram o Concurso “Who is the winner at E.B. Dr.Fortunato de Almeida, Nelas?”.

Houve uma adesão significativa por parte dos alunos de ambos os ciclos.

Participaram com entusiasmo e empenho, respeitando as orientações estabelecidas. As turmas vencedoras foram:

Vencedores

Algumas fotografias desta atividade:

Fortunato de Almeida Pereira de Andrade, ou, simplesmente, Fortunato de Almeida, nasceu a 15 de abril de 1869, em Vilar Seco. De modo a assinalar mais um aniversário deste ilustre Historiador, Professor e Académico da nossa terra, Patrono do nosso estabelecimento de ensino, realizaram-se, no passo dia 16 de abril, várias atividades, que decorreram ao longo de todo o dia. Agradece-se a participação interessada de todos os alunos e a colaboração dos professores, funcionários e da comunidade educativa, sobretudo dos Animadores da Câmara Municipal de Nelas, por todo o trabalho desenvolvido com os alunos do clube de teatro, entre os quais se encontravam, também, alunos da escola secundária. Obrigado a todos e até para o ano!

O Coordenador de Estabelecimento
Jaime Augusto de Matos Torrinhas

Los alumnos de 11º C, alusivo al tema de LA MULTICULTURALIDAD, han elaborado libros acerca de varios Países Hispanoamericanos donde se destacan las semejanzas y diferencias que unen y separan a estos países de habla española. Estos libros formarán parte del material didáctico de español de la biblioteca de la escuela, los cuales podrán ser consultados por toda la comunidad escolar.

Un agradecimiento especial a Doña Cristina y Doña Graça por el apoyo y dedicación a la hora de finalizar los libros.

Algumas fotografias desta atividade:

Los alumnos de 9ºA elaboraron una exposición alusiva al tema: LAS PROFESIONES. Con este trabajo procuraron informarse y informar a los demás alumnos de la escuela acerca de los planes de estudio de determinadas carreras profesionales.

Algumas fotografias desta atividade:

Durante a semana da leitura (05 a 09 de março) a equipa da biblioteca escolar e os professores de Língua Portuguesa, organizaram diversas atividades que contribuíram para incentivar e promover a leitura, entre as quais são de salientar:
- os fóruns de leitura ;
- a maratona da leitura;
- a vinda de Encarregados de Educação ler /contar histórias nas salas de aula e na Biblioteca Escolar;
- a presença do escritor Fernando Pereira, que apresentou o seu livro “Angelina… uma luz ao fundo do espelho” e falou sobre o processo de escrita criativa;
- a dramatização e leituras à comunidade feitas pelos alunos do Clube de Leitura, na Residência Sénior de Algeráz ;
- a projeção de powerpoints alusivos à leitura;
- a leitura e análise de excertos do livro “O rapaz do pijama às riscas” e visionamento do filme;
- a decoração de algumas montras de lojas de Nelas, com elementos alusivos à leitura, como forma de sensibilizar a comunidade para a sua importância.

Algumas fotografias desta atividade:

A leitura na Biblioteca Escolar de 36 poemas por alunos e alguns professores, na presença de muitos pais e avós constituiu um momento marcante nesta comemoração do dia mundial da poesia, da floresta e da água. A sensibilização para a preservação da floresta e da água foi feita de forma agradável através da poesia, que apela às emoções. O amor, a amizade, a natureza são temas intemporais da poesia e devem continuar a ser lembrados.

 

Algumas fotografias desta atividade:

No dia seis de Abril, no intervalo da manhã, ocorreu a actividade,”Easter Hats Parade”. Foi um intervalo diferente, pois cerca de setenta e cinco alunos do 2º ciclo surpreenderam toda a comunidade educativa com um desfile magnífico de chapéus, tão belos e tão originais quanto os que os Americanos ostentam no Domingo de Páscoa, na 5ª Avenida em Nova Iorque e os Ingleses nas célebres corridas de cavalos de Ascot. Foi uma tarefa difícil para o júri seleccionar os vencedores de ambos os anos de escolaridade. A saber:

VENCEDORES
ALUNOS DO 5º ANO -Rodrigo Sobral -5ºC; Salomé Costa - 5º F;José Neves -5º F
ALUNOS DO 6º ANO - Maria Santos -6º B; Kátia Frutuoso – 6º B;Maria Garcia – 6º C

As docentes de Língua Inglesa regozijam-se, sobretudo, por considerar ter contribuído para o enriquecimento cultural e social dos alunos, alvo principal desta actividade pedagógico - didáctica.

Algumas fotografias desta actividades:

No dia 18 de Março decorreu em Lisboa, no Instituto Superior de Engenharia de Lisboa, o 7º Campeonato Nacional de Jogos Matemáticos. Pelo terceiro ano consecutivo, a Escola Secundária esteve representada. Este ano estiveram presentes os seguintes alunos, competindo nos respectivos jogos: Augusto Duarte Oliveira Borges da Silva, do 7º ano, no jogo Hex; Tiago José Borges Quintas, do 7º ano, no Rastros e Pedro Coelho Gonçalves, do 7º ano, no Ouri. Os alunos demonstraram muito entusiasmo e um espírito de competição saudável, tiveram uma boa participação, tendo sido um deles apurado para a final.

Fortunato de Almeida Pereira de Andrade, ou, simplesmente, Fortunato de Almeida – identificação pela qual se tornou mais conhecido, nasceu na povoação de Vilar Seco, concelho de Nelas e distrito de Viseu, em 15 de Abril de 1869, e faleceu subitamente no dia 27 de Setembro de 1933 na mesma localidade. Neste intervalo de tempo que compreende estas duas datas e que são a essência da vida de qualquer pessoa, o percurso de vida, é também importante referir o seu casamento em 1895 com Beatriz Ventura Torres, natural de Matosinhos, do qual gerou nove filhos, e a sua formação iniciada no Seminário de Viseu e concluída com a obtenção do Bacharelato em Direito pela Universidade de Coimbra, em 1896, a génese de toda a sua obra.
Denota-se pelo seu legado e, principalmente, pelo testemunho de vários artigos e escritos a seu respeito, como, por exemplo, a comunicação – que consta dos Anais da Academia Portuguesa da História, Volume 31, II Série, Lisboa MCMLXXXVI – apresentada em sessão ordinária de 24 de Julho de 1983, por Justino Mendes de Almeida, intitulada Fortunato de Almeida: o homem e o historiador, que Fortunato de Almeida foi um importante homem da Cultura Portuguesa, possuidor de um vasto currículo.
Como consta na lápide descerrada, em sua homenagem, na fachada daquela que foi, até à sua morte, a casa de toda a sua família, um Palacete na rua Antero de Quental, nº 126, em Coimbra – hoje propriedade do Lar de Santo António das Irmãs Franciscanas de Maria –, Fortunato de Almeida foi um Eminente Historiador, Professor e Académico. A estas denominações honoríficas estão subjacentes todo um conjunto de actividades, como as de editor, que contribuíram para tão relevante currículo.
Uma das manifestações de tal currículo são as suas obras, destacando-se, entre elas, a História da Igreja em Portugal, que, como refere Justino Mendes de Almeida, na já referida comunicação: “Ninguém até hoje realizou obra comparável (...)” (p. 478).

FAuniversidade
Enquanto Estudante

FApalacete

Palacete na Rua Antero de Quental nº126 - Coimbra

FAplaca

Lápide descerrada em sua homenagem

patrono001 patrono002 patrono003
patrono004 patrono005 patrono006

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O encontro do 9º ano de E.M.R.C. da Escola E.B. 2,3 Dr. Fortunato de Almeida, decorreu com muito interesse, os alunos representaram muito bem a escola com uma canção e revelaram muito empenho ao participarem no peddy paper, juntamente com as outras escolas. Parabéns

Algumas fotografias desta actividade:

A professora de E.M.R.C. Isabel Soares