teste_pascoa.jpg
Atalhos



Publicidade

Inquérito

Queremos saber quem nos visita:
 

Estatísticas

Membros : 152
Conteúdo : 511
Favoritos web : 33
Visualizações de conteúdos : 155473
Agrupamento de Escolas de Nelas

18

Abr

MATRÍCULAS 2014/15 PARA O PRÉ-ESCOLAR E 1º CICLO DO ENSINO BÁSICO
Escrito por Direção   
matric1415_PE1C
 

17

Abr

Encontro Inter escolas dos alunos do 9º ano de EMRC, em Santiago de Compostela
Escrito por Isabel Soares   

Algumas fotografias desta atividade:

 

17

Abr

Projeto EPS promove novamente o exercício físico entre gerações
Escrito por Projeto EPS   

Sob o lema “A atividade física não é apenas uma das mais importantes chaves para um corpo saudável, mas a base da atividade intelectual criativa e dinâmica”, o Projeto EPS (Educação para a Promoção da Saúde), do Agrupamento de Escolas de Nelas, promoveu o exercício físico e a ligação entre gerações, no Lar de S. Miguel. A atividade decorreu no passado dia 17 de Março, em colaboração com os alunos da turma B do 5º ano coordenada pelo professor Duarte Nuno. Proporcionou-se aos idosos uma sessão de reabilitação física diferente, provando-se que o exercício físico se pode fazer em todas as idades e ajuda não só a manter a mobilidade dos membros como a libertar o ser humano, predispondo-o psicologicamente para se relacionar com os outros e consigo mesmo de forma mais solta, descontraída e agradável.

Os professores que integram o Projeto EPS consideram importante a ligação da Escola à Comunidade, bem como a relação entre as várias gerações, tendo sido esse o principal objetivo da atividade com os seniores, pois dinamizar iniciativas deste género é mais uma forma de ligação aos outros e destes ao Mundo que os rodeia.

Os alunos terminaram presenteando os idosos com amêndoas e belas mensagens, uma vez que a Páscoa se avizinha. As amêndoas foram transportadas em bonitos cestos feitos pela turma A do 6º ano, apoiados pelo professor João Alfredo.

Os professores que integram o Projeto EPS agradecem, desde já, toda a disponibilidade dos professores Duarte e João Alfredo.

As imagens falam por si…

 

08

Abr

Divulgação da Tertúlia “Dormir + Para Ler Melhor”
Escrito por Direção   

Jornadas do Patrono da Escola Básica Dr. Fortunato de Almeida

 “Venha passar o serão connosco”

Inserido no PAA e no âmbito da comemoração do Patrono da Escola Básica, Dr. Fortunato de Almeida, a Coordenação dos Diretores de Turma do 2º ciclo propôs como atividade uma tertúlia fundamentalmente direcionada aos encarregados de educação do Agrupamento. Impôs-se, desde o início, em termos de conteúdos e calendário, fazer uma boa articulação das atividades propostas para as otimizar, enriquecer e diversificar. A temática de fundo que nortearia a tertúlia e as atividades que se viessem a associar girariam em torno da educação para os valores e da assunção de competências parentais. Posteriormente, com a aprovação do projeto MetaMorpheus, a desenvolver na Escola Básica Fortunato de Almeida, da iniciativa da Biblioteca Escolar, no âmbito do mais abrangente projeto «Dormir+ para Ler Melhor», do Plano Nacional de Leitura, decidiu-se focar esta temática na tertúlia, apoiando o desenvolvimento da consciência de que o repouso é fundamental a vários níveis: físico, intelectual e emocional...

Clique aqui para visualizar o documento completo

 

07

Abr

O GRUPO-EQUIPA DE TÉNIS DE MESA DE INFANTIS A MASCULINOS DA ESCOLA BÁSICA DR. FORTUNATO DE ALMEIDA SAGROU-SE VICE-CAMPEÃO DISTRITAL
Escrito por Duarte Nuno   

EQUIPA VICE-CAMPEÃ DISTRITAL

equipa

Guilherme             Igor               João

Na final realizada na passada quarta-feira, dia 2 de Abril, na Escola Básica Dr. Fortunato de Almeida, a equipa de Ténis de Mesa do Agrupamento de Escolas de Nelas obteve o 2º lugar distrital. Os jogos foram arduamente disputados, com técnica e muita emoção, tendo a nossa escola ganho à Escola João de Barros, de Marzovelos, Viseu, e perdido com o Agrupamento de Vouzela, que foi a escola campeã. Estão todos de parabéns.

 

06

Abr

Fundação Ilídio Pinho reconhece projetos do AENelas
Escrito por Direção   
Logotipo_PremioIPinho

No dia 2 de abril o AENelas, sua Direção e coordenadores dos projetos concorrentes à 11ª edição do Prémio Fundação Ilídio Pinho “Ciência na Escola”, foram convidados a estarem presentes no Conservatório de Música de Coimbra, em virtude de terem passado à 2ª fase do referido concurso, tendo merecido, dois dos quatro projetos submetidos, honras do júri. À categoria referente ao 3º CEB, coordenada pelo professor Álvaro João Silva, apresentou-se um projeto intitulado «Eco-EstufArte!», e à referente ao Ensino Secundário trabalhou-se um projeto de mobiliário urbano ecológico e ambiental designado «Beatão e Cigarrão», coordenado pela professora Isabel Saraiva.

Pretende este concurso «estimular o interesse dos alunos pelas ciências através do apoio a projetos inovadores. Tais projetos deverão ter um caráter eminentemente prático e multidisciplinar, mobilizando as várias áreas curriculares para o seu desenvolvimento, e envolver os estudantes em experiências e trabalhos de grupo, permitindo-lhes avaliar a importância do conhecimento e do método científico nas suas atividades futuras.»

(vd Regulamento em http://www.fundacaoip.pt/pt/actividades/premios/ ).

Uma vez mais o AENelas aposta numa «escola de futuro», numa «educação de qualidade», na «excelência».

Falta agora provar que os projetos são os melhores a nível nacional para ganhar o prémio final. É necessário arranjar parceiros para os viabilizar e para os tornar projetos de interesse económico num país que precisa de empreendedores jovens e criativos.

Como sugeriu o Engenheiro Ilídio Pinho na sessão de Coimbra, é necessário apostar nas escolas como incubadoras de ideias viáveis e impulsionadoras de um país que precisa do investimento de todos. Mãos à obra!

 

05

Abr

Concurso Euroescolas: os vencedores distritais são do AENelas
Escrito por Direção   

No dia 4 de abril, no âmbito do concurso Euroescolas, os nossos alunos do Ensino Secundário (Agrupamento de Escolas de Nelas), Teresa Fortuna, Tiago Sousa e Pedro Salvador, dos 10ºanos, turmas A e B, estiveram em Viseu, na Assembleia Municipal, para defenderem o argumento baseado no tema geral «Crise demográfica: envelhecimento, natalidade e emigração». Tiveram de se defrontar com as seguintes escolas secundárias: Alves Martins, Emídio Navarro, Moimenta da Beira e Profissional de Lamego, tendo chegado… VENCEDORES!

Espera-os agora a “capital do reino”, em maio, onde, na sessão nacional, irão defender o argumento que trabalharam com o apoio dos professores de EMRC, Sandra Póvoa, de Geografia, Manuela Campos, e de Português, João Sampaio.

Estrasburgo e a Europa estão à vista! Quando «Deus quer, o homem sonha, a obra nasce!» Força, senhores deputados! Queremos «uma escola de futuro», uma educação de qualidade, a «excelência».

P1070095

 

Online

Temos 7 visitantes em linha

161767 - AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE NELAS | Rua Engº Alberto Cardoso de Vilhena | 3520-090 Nelas

Tel. 232946140  | Fax. 232946141 | Email: diretor@aenelas.edu.pt / geral@aenelas.edu.pt