Quatro docentes dos Agrupamentos de Escolas de Mangualde, Nelas, Sátão e Vila Nova de Paiva estão atualmente a participar num curso de formação internacional empreendedor, sob o título "Entrepreneurial skills for 21st Century". O curso, realizado de 4 a 8 de março, no IDEC, em  iraeus, Atenas, na Grécia, como parte do Projeto Erasmus+ TEACH4EU, coordenado pelo Centro de Formação EduFor.
Este projeto, cujo nome reflete a união entre a formação docente no estrangeiro e seu impacto no desenvolvimento e desempenho profissionais, tem como objetivo fundamental promover uma mudança nas metodologias de ensino-aprendizagem. Além disso, busca fomentar a escola inclusiva, aprimorar as competências em línguas estrangeiras e fortalecer ou promover a identidade europeia.
O curso de formação, que reúne profissionais de cinco países, demonstrando como um ambiente de aprendizagem privilegia não apenas os módulos abordados, mas também a valorização da diversidade profissional, linguística e cultural, bem como pela partilha e reflexão mútuas.
Este evento representa um facilitador crucial na aquisição de competências empreendedoras na educação, vitais dadas as demandas enfrentadas pelas escolas e professores. Tais competências permitirão uma abordagem multinível das necessidades e características dos alunos, bem como a implementação de práticas inovadoras de ensino e avaliação. Além disso, promoverá o uso de novas metodologias de apoio à aprendizagem e inclusão, visando uma melhoria significativa no sucesso educativo dos alunos e o combate ao abandono escolar.
A participação neste curso de formação internacional representa um investimento valioso na educação dos docentes portugueses, capacitando-os com ferramentas e abordagens inovadoras para enfrentar os desafios do século XXI na sala de aula.