Fortunato de Almeida Pereira de Andrade, ou, simplesmente, Fortunato de Almeida – identificação pela qual se tornou mais conhecido, nasceu na povoação de Vilar Seco, concelho de Nelas e distrito de Viseu, em 15 de Abril de 1869, e faleceu subitamente no dia 27 de Setembro de 1933 na mesma localidade. Neste intervalo de tempo que compreende estas duas datas e que são a essência da vida de qualquer pessoa, o percurso de vida, é também importante referir o seu casamento em 1895 com Beatriz Ventura Torres, natural de Matosinhos, do qual gerou nove filhos, e a sua formação iniciada no Seminário de Viseu e concluída com a obtenção do Bacharelato em Direito pela Universidade de Coimbra, em 1896, a génese de toda a sua obra.
Denota-se pelo seu legado e, principalmente, pelo testemunho de vários artigos e escritos a seu respeito, como, por exemplo, a comunicação – que consta dos Anais da Academia Portuguesa da História, Volume 31, II Série, Lisboa MCMLXXXVI – apresentada em sessão ordinária de 24 de Julho de 1983, por Justino Mendes de Almeida, intitulada Fortunato de Almeida: o homem e o historiador, que Fortunato de Almeida foi um importante homem da Cultura Portuguesa, possuidor de um vasto currículo.
Como consta na lápide descerrada, em sua homenagem, na fachada daquela que foi, até à sua morte, a casa de toda a sua família, um Palacete na rua Antero de Quental, nº 126, em Coimbra – hoje propriedade do Lar de Santo António das Irmãs Franciscanas de Maria –, Fortunato de Almeida foi um Eminente Historiador, Professor e Académico. A estas denominações honoríficas estão subjacentes todo um conjunto de actividades, como as de editor, que contribuíram para tão relevante currículo.
Uma das manifestações de tal currículo são as suas obras, destacando-se, entre elas, a História da Igreja em Portugal, que, como refere Justino Mendes de Almeida, na já referida comunicação: “Ninguém até hoje realizou obra comparável (...)” (p. 478).

FAuniversidade
Enquanto Estudante

FApalacete

Palacete na Rua Antero de Quental nº126 - Coimbra

FAplaca

Lápide descerrada em sua homenagem

patrono001 patrono002 patrono003
patrono004 patrono005 patrono006