Este Plano tem por base o programa de digitalização para as escolas, no âmbito do Plano de Ação para a Transição Digital, de 21 de abril de 2020 (Resolução do Conselho de Ministros n.º 30/2020), que prevê o desenvolvimento de um programa para a transformação digital das escolas, cujo principal objetivo é alicerçar a integração transversal das tecnologias de informação e comunicação (TIC) e de outras ferramentas digitais nas práticas profissionais e pedagógicas dos docentes, nas suas rotinas e procedimentos diários, na vida dos alunos, nas suas práticas de aprendizagem e no exercício de cidadania.

O Plano de Ação para o Desenvolvimento Digital da Escola (PADDE), concebido para ser implementado no Agrupamento de Escolas de Nelas, pretende ser um instrumento orientador e facilitador da adaptação e implementação das tecnologias digitais nos processos de ensino e de aprendizagem, definindo estratégias e ações que permitam a exploração do potencial do digital, integrando-o de forma holística na organização.

Para uma melhor integração da Comunidade Escolar neste plano de ação, a equipa PADDE do A.E.Nelas desenvolveu uma página web, para que, desta forma, se faça chegar a todos ferramentas essenciais no E@D e partilha de recursos digitais desenvolvidos e utilizados para este fim, podendo esta ser consultada aqui.