PENSAMENTO DO DIA

14 de Novembro 
Por debaixo do guarda-chuva é um bocadinho menos Novembro.
Afonso Cruz, in O Livro do Ano |  ed. Alfaguarda 

ACONTECEU_

LER PARA A PAZ E HARMONIA GLOBAIS [MIBE]

Sob a égide de LER PARA A PAZ E HARMONIA GLOBAIS, e sendo outubro o Mês Internacional das Bibliotecas Escolares (MIBE), a BE dinamizou várias atividades tendo como objetivo não só a sensibilização para a temática da leitura como agente catalisador da paz e da harmonia, mas proporcionou durante este mês, outras atividades lúdicas como uma “salas de fuga” ou como seria “a minha biblioteca”.  


Saber +

CONCURSO_

Artboard%202

MIÚDOS A VOTOS

Até ao dia 18 de novembro, os alunos do 1.º ao 12.º ano de escolaridade podem apresentar os seus livros favoritos como candidatos às eleições deste ano dos "Miúdos a Votos", bastando, para o efeito, preencher o formulário disponibilizado ao lado.

Os livros mais nomeados em cada ciclo serão dados a conhecer até 14 de dezembro, após escrutínio da PORDATA. As respetivas listas serão divulgadas na VISÃO Júnior (na revista e no sítio em linha) e nos canais digitais da Rede de Bibliotecas Escolares e do PNL2027.  

Ler+

DESTAQUE_

https://www.facebook.com/municipio.nelas/videos/889235018475494/?t=0

[DEZ]LER 
dez perguntas sobre livros, leituras e não só  

Quais os livros que nos marcam?
Qual o livro que nunca consegui acabar?
De um bom livro pode ser feito um grande filme?

Todas as semanas temos um(a) convido(a) que nos responde a dez perguntas, dez escolhas, dez maneiras de ver os livros e todo o mundo à sua volta. 
Por isso queremos que esta rubrica seja um espaço de partilha e não uma chalaça ao ato de deixar de ler… 

[Dez]ler+

Li e gostei...

por Paula Toipa

A Breve Vida das Flores

Valérie Perrin

LI o livro «A Breve Vida das Flores» de Valérie Perrin, uma escritora francesa. A história cativa-nos desde o início, primeiro porque estranhamos as personagens: uma mulher jovem que trabalha como guarda de cemitério, com companheiros, também eles fora do comum - três coveiros, três agentes funerários e um padre. Vamos conhecendo uma mulher fria e amargurada pelo seu passado, mas que não abdica de lutar pela sua felicidade. A meio da narrativa, somos surpreendidos com uma reviravolta na história, com revelações surpreendentes que nos fazem compreender a dor da personagem.

Em suma: um livro que leva o leitor a deparar-se com sentimentos reais da vida: a morte, o luto, o ser humano na sua imperfeição e cheio de contrastes… E GOSTEI!

Vocabulário 
Enredo 
Ritmo
Elegância

DESTAQUE NAS BIBLIOTECAS_

AE NELAS | 2022