O AENELAS proporcionou aos seus alunos uma visita de estudo às cidades de Burgos, Bilbau, Bordeaux, Futuroscope (França) e San Sebastian, onde a arte e a tecnologia foram a simbiose perfeita. Esta realizou-se de 18 a 21 de fevereiro e contou com a participação de 39 alunos do ensino secundário, acompanhados por 6 docentes. A primeira paragem foi na cidade de Burgos, com a visita à Catedral, um dos mais belos monumentos de arte gótica. Chegados a Bilbau, a tarde ficou marcada pela visita ao Museu Guggenheim, uma verdadeira obra-prima da arquitetura contemporânea, que se destaca pela sua forma geométrica ímpar e alberga uma incrível coleção de arte contemporânea, com obras de Andy Warhol, Mark Rothko, Yves Klein, Willem de Kooning e Jean Michel Basquiat, tornando-se um destino imperdível para os amantes da arte. No dia seguinte, já em território francês, visitou-se a cidade de Bordeaux, detentora de um mosaico cultural e arquitetónico rico e diversificado e cujo centro histórico é Património Mundial desde 2007. O terceiro dia foi dedicado ao Parque do Futuroscope, um lugar mágico, rico em estímulos tecnológicos e arquitetónicos que aguçaram os sentidos e fizeram as delícias de todos. A noite terminou com um espetáculo de luzes e magia, com o anfiteatro cheio de espetadores desejosos de assistir e fotografar mais um acontecimento deslumbrante. Na viagem de regresso ninguém ficou indiferente à beleza da cidade de San Sebastian, com destaque para a maravilhosa vista da praia da Concha. Em conclusão, toda a visita foi uma experiência muito gratificante, rica em descobertas permanentes e em momentos inesquecíveis de aprendizagem.
Grupo 200 (18h semanais)
O Agrupamento de Escolas de Nelas torna pública a abertura de concurso de contratação de escola para um horário do grupo 200.
Para aceder ao aviso de abertura, CLIQUE AQUI.
Pode consultar a lista de ordenação final AQUI.
No âmbito da rubrica proposta pelo Grupo de Educação Especial intitulada “Palavras ao Luar”, que consta do Plano Anual de Atividades do Agrupamento, os Professores Helena Vasconcelos e Tadeu Celestino promoveram e codinamizaram a tertúlia "Inclusão somos todos nós", com a presença do atleta paralímpico Mário Trindade (campeão da Europa de atletismo, 100 metros, Berlim 2018) e da sua companheira de vida, Teresa Oliveira, no dia 1 de fevereiro, às 17:30, na sala 3 na Escola Secundária de Nelas.
Esta ação teve como público-alvo os pais/encarregados de educação de todos os alunos de todos os anos de escolaridade. Tratou-se de um momento de partilha de experiências e pontos de vista muito enriquecedor e profícuo.
O Programa Academia Digital para Pais é uma iniciativa da E-REDES em parceria com a Direção-Geral da Educação, que dá a possibilidade aos pais e aos encarregados de educação, de crianças do Ensino Básico, de frequentar ações de formação promotoras de competências digitais.
Consulte o regulamento da 3.ª edição da Academia Digital para Pais AQUI.
Para consultar o CARTAZ desta iniciativa AQUI.
16 DE DEZEMBRO DE 2022
Com o objetivo de proporcionar aos jovens atividades desportivas de qualidade, dando enfoque à vertente formativa, a Federação Portuguesa de Basquetebol, em parceria com a Divisão do Desporto Escolar, desenvolveram o Projeto “Basquetebol 3X3 nas Escolas”.
Assim, a escola Dr. Fortunato de Almeida, numa organização conjunta do grupo de Educação Física, realizou no dia 16 de dezembro o “Torneio de Basquetebol 3X3”.
Os praticantes mostraram-se bastante empenhados e motivados, revelando o seu gosto pela prática desta modalidade.
Excertos das gravações do DVD de Natal do Agrupamento de Escolas de Nelas realizadas no Auditório Multiusos da Câmara Municipal de Nelas nos dias 21 e 22 de novembro de 2022 no âmbito do projeto "Sing the World" da Clave de Soft - Música, Educação e Cultura. Este vídeo é apenas uma amostra do trabalho realizado nos dois dias de gravação, não estando por isso presentes a totalidade dos alunos, professores e educadores que participaram no projeto.
Clique na imagem para visualizar o vídeo.
Este Plano tem por base o programa de digitalização para as escolas, no âmbito do Plano de Ação para a Transição Digital, de 21 de abril de 2020 (Resolução do Conselho de Ministros n.º 30/2020), que prevê o desenvolvimento de um programa para a transformação digital das escolas, cujo principal objetivo é alicerçar a integração transversal das tecnologias de informação e comunicação (TIC) e de outras ferramentas digitais nas práticas profissionais e pedagógicas dos docentes, nas suas rotinas e procedimentos diários, na vida dos alunos, nas suas práticas de aprendizagem e no exercício de cidadania.
O Plano de Ação para o Desenvolvimento Digital da Escola (PADDE), concebido para ser implementado no Agrupamento de Escolas de Nelas, pretende ser um instrumento orientador e facilitador da adaptação e implementação das tecnologias digitais nos processos de ensino e de aprendizagem, definindo estratégias e ações que permitam a exploração do potencial do digital, integrando-o de forma holística na organização.
Para uma melhor integração da Comunidade Escolar neste plano de ação, a equipa PADDE do A.E.Nelas desenvolveu uma página web, para que, desta forma, se faça chegar a todos ferramentas essenciais no E@D e partilha de recursos digitais desenvolvidos e utilizados para este fim, podendo esta ser consultada aqui.
Para ter acesso a todas as informações relacionadas com as provas e exames aceda ao SEPARADOR - DIVERSOS e clique em PROVAS & EXAMES, ou então clique na imagem que se segue.