O Agrupamento de Escolas (AE) de Nelas irá receber, entre os dias 27 e 30 de junho, o artista Nuno Pólvora do Teatro Nacional de São Carlos – OPArt, numa Residência Artística (R-A) que vai procurar desmistificar a Ópera, mostrando “o que está atrás do pano”. Trata-se de uma iniciativa promovida pelo Programa de Educação Estética e Artística (PEEA) que envolve os alunos e professores do 4.º A do Centro Escolar de Nelas. O Projeto desenvolve-se ao longo da semana e culminará com uma apresentação pública aberta à comunidade, no dia 30 de junho, no Cineteatro Municipal de Nelas, pelas 18:00 horas.
O PEEA é desenvolvido pela Equipa de Educação Artística da Direção-Geral da Educação, em articulação com os Embaixadores do Programa distribuídos pelo país, que, junto das escolas, têm como missão enriquecer a abordagem da Educação Artística contextualizada na Organização Curricular através de ações de formação, projetos, colaborações e parcerias com diferentes entidades. Através de iniciativas como as R-A, pretende-se transformar as vivências em sala de aula, através de experiências culturais e educativas marcantes e, assim, contribuir para a formação integral dos alunos. Esta residência artística resulta de uma candidatura apresentada pelo AE de Nelas à edição das R-A 2022 e conta com a colaboração ativa, e essencial, da Autarquia local na concretização deste Projeto destinado às crianças do primeiro ciclo do ensino básico, com o objetivo de integrar as práticas artísticas no dia-a-dia dos alunos.

No dia 22 de abril de 2022, dois alunos do 11.º ano, Afonso Maria Sousa Figueirinha Dias da Rocha e José Miguel Maltez Xavier, representaram a Escola Secundária de Nelas, na fase Regional das Olimpíadas de Física 2022, em regime presencial, na Faculdade de Física da Universidade de Coimbra. Um dia intenso de provas Teóricas e Experimentais, visitas ao Museu Machado de Castro, ao Jardim Botânico e à zona mais antiga da cidade. Despedimo-nos da cidade dos estudantes com a entrega dos prémios. E trouxemos connosco a medalha de prata ganha pelo José Miguel Maltez Xavier.

Esta fase apurou para a Fase Nacional. Parabéns aos alunos pela maturidade e empenho dedicado à Ciência e, em especial, à Física.

No dia 28 de maio o José Miguel Maltez Xavier voltou à Faculdade de Física da Universidade de Coimbra para mais um desafio: superar a fase Nacional e seguir rumo à fase Internacional. Atingido este objetivo, vislumbra-se o Japão através do Projeto Quark!. Uma vez mais, o AENelas esteve bem representado. Quanto orgulho e satisfação!

Obrigado José, obrigado pais, obrigado professores.

Projeto Erasmus+ KA1, n.º 2019-1-PT01-KA101-060330

No âmbito do projeto Erasmus+ KA1, as professoras Carla Lopes, Conceição Fareleira e Paula Almeida, deslocaram-se a Pádua, em Itália, tendo frequentado o curso Project and Competence Based Learning: innovative and effective methods and tools, juntamente com outras colegas dos Agrupamentos de Escolas de Canas de Senhorim e Mangualde, cujas escolas estão, também, associadas ao Centro de Formação Edufor.

A formação decorreu de 24 a 28 de maio e nela participaram também professores de outros países: Lituânia, Eslováquia, Espanha e Chipre. Os participantes começaram por se apresentar aos presentes, bem como as suas escolas e localidades de origem, para um contacto com realidades diversas. Ao longo desta formação foram abordadas diversas ferramentas educativas, conceitos e metodologias de aprendizagem, como por exemplo o Book Creator, uma ferramenta onde pudemos criar um exemplo de um e-book,e metodologias como a Aula invertida.

No encerramento desta formação os participantes tiveram oportunidade de realizar uma visita guiada à cidade, tendo usufruído de um momento cultural e de convívio. No regresso, cabe às professoras participantes realizarem um momento de disseminação desta formação, onde irão partilhar com os colegas as atividades realizadas e as suas perspetivas sobre as mesmas e a realidade dos restantes países, na sua vertente educativa.

No dia 14 de maio de 2022 realizou-se o Concurso Municipal de Ideias de Negócio do município de Nelas. O projeto vencedor deste município foi o VMPS - Vemos o mundo por si, dos alunos António Laranjeira, Simão Pereira e Gabriel Camões, do Curso Profissional de Técnico de Mecatrónica - 11ºC e onde os alunos ganharam o 1° e 2° lugar.

Pode consultar mais informações e algumas fotografias do evento na página do Facebook do Wanted Viseu Dão Lafões, para tal CLIQUE AQUI.

No passado dia 5 de maio, alunos do 9.º, 10.º e 11.º anos da Escola Secundária de Nelas participaram na 9.ª Edição das Olimpíadas da Língua Portuguesa 2022. Este projeto, iniciado na Direção-Geral da Educação (DGE), no ano letivo de 2012/2013, em parceria com o Agrupamento de Escolas Aurélia de Sousa (AE Aurélia de Sousa) e a Associação de Professores de Português (APP), visa incentivar o bom uso da língua portuguesa pelos alunos do 3.º ciclo do ensino básico e do ensino secundário.

Ora, este ano, as Olimpíadas coincidiram com o Dia Mundial da Língua Portuguesa, instituído pela Unesco em 2019 e celebrado pela primeira vez em 2020. Achamos que é uma boa forma de conhecermos e aprofundarmos os nossos conhecimentos acerca da língua mãe!

Dos cerca de 60 alunos que participaram na prova, passou à segunda fase do escalão B (Ensino Secundário) a aluna Matilde Carvalho Sofia, do 10º Ano, que irá agora representar a Escola, em Coimbra, no dia 31 de maio. Parabéns!

Em 2022, a matrícula e a renovação de matrícula são realizadas no Portal das Matrículas: https://portaldasmatriculas.edu.gov.pt.

É necessário utilizar o Portal das Matrículas nas seguintes situações:
• Matrícula, pela primeira vez, na Educação Pré-Escolar e no 1.o ano de escolaridade;
• Renovação de matrícula, na transição para o 5.o, 7.o, 10.o e 12.o anos de escolaridade;
• Renovação de matrícula, na transição para os outros anos de escolaridade, sempre que
pretenda ou seja necessária:
− A mudança de estabelecimento de educação ou de ensino;
− A alteração de encarregado de educação;
− A mudança de curso ou de percurso formativo;
− A escolha de disciplinas.

Para consultar o documento completo, CLIQUE AQUI