Índice do artigo

Horário de Atendimento aos Encarregados de Educação - ESN

ÁREA DE COORDENAÇÃO DOS DIRETORES DE TURMA

icon Horario atendimento ESN (337.85 kB)

Em 26 de Maio de 2005 a nossa escola completou 30 anos de existência.

Fazer a sua história e dos estabelecimentos de ensino que a precederam não tem sido tarefa fácil. As memórias encontram-se espalhadas, muito perdidas e não tem sido fácil encontrá-las e reuni-las. Há também muitas incertezas, muitas dúvidas, e nem sempre foi possível encontrar as datas correctas e confirmar os nomes verdadeiros.

No entanto, sabe-se hoje que em:

1935

Foi criada a primeira estrutura de ensino secundário em Nelas. Tinha sede na Vila Rosa, edifício ainda hoje existente e há pouco tempo restaurado, situado na estrada Nelas - Viseu, em frente da Adega Cooperativa.
Nesta data o número de alunos era reduzido e só dois professores aqui se encontravam a trabalhar. Tratava-se de uma casa de habitação de férias cedida pela sua proprietária - D. Rosa - para ali funcionar a escola.

1945

A escola passou a funcionar numa outra casa particular - Casa dos Humbertos, situada na estrada nacional nº 234, ainda hoje de pé.

1945

Criou-se a Sociedade do Colégio de Nelas, Lda, a 25 de Julho de 1945. Neste mesmo ano iniciou-se a construção do edifício-sede, em frente da então capela de S. Miguel, hoje Igreja Matriz.

1971

O Colégio Grão Vasco passa a secção liceal, funcionando como pólo do Liceu Alves Martins de Viseu. Estes foram tempos de euforia e aqui foram recebidas figuras ilustres do país com destaque para o então Ministro da Educação, Dr. Veiga Simão

1974

O reitor é destituído do seu cargo, cria-se um vazio de poder e, temporariamente, a Dr.a Júlia Capelo, docente na nossa escola já aposentada, assume o lugar.
1975 26/05/1975 - é criada a Escola Secundária, pelo Decreto-Lei 260 - B/75, que funciona nas mesmas instalações do Colégio Grão Vasco até 1983.
1983 A Escola Secundária passa a funcionar no actual edíficio construído propositadamente para o efeito.

Planta da Escola

planta_escola