Teve lugar no Pavilhão Desportivo Municipal a primeira fase de apuramento do Megasprinter, nos dias 25 e 28 de Janeiro. A actividade decorreu de forma muito positiva e os alunos deram o seu melhor. Foi uma alegria vê-los correr! Alguns pareciam que tinham asas, tal era a velocidade, pois 40 metros separavam a partida da chegada! Após as corridas, as classificações foram as seguintes: CLASSIFICAÇÔES FINAIS.

Fica aqui o nosso muito obrigado aos atletas participantes.

Algumas fotografias da actividade:

A Equipa do Desporto Escolar

Image
Concelho de Nelas

Com a reorganização da rede escolar, o Agrupamento de Escolas de Nelas, foi constituído ao abrigo do disposto no Despacho Normativo n.º S/19230/2010, de 29 de Junho de 2010, e demais legislação, que resulta da agregação das actuais Unidades de Gestão, a saber, o Agrupamento de Escolas de Nelas (Agrupamento de Escolas Dr. Fortunato de Almeida) e a Escola Secundária de Nelas. A sede do novo Agrupamento de Escolas será a Escola Secundária de Nelas.

Deste modo, o Agrupamento de Escolas de Nelas, engloba, em termos geográficos e de acordo com a sua área de influência, os estabelecimentos de ensino das freguesias de Carvalhal Redondo, Moreira, Santar, Senhorim, Vilar Seco e Nelas. Estas freguesias são servidas por 6 Jardins de Infância e por 3 Escolas do 1º Ciclo do Ensino Básico (1º CEB), o Centro Escolar, a Escola Básica do 2º e 3º ciclos Dr. Fortunato de Almeida, e a Escola Básica Secundária de Nelas que é a escola sede.

Aos Encarregados de Educação:

Com o início de novo ano lectivo, muitas preocupações e despesas passam a fazer parte do dia-a-dia dos encarregados de educação. No sentido de os auxiliar na compra e colocação correcta da mochila e material escolar, deixamos aqui uma pequena orientação.

 
A todos Bom Ano de 2011/2012!

A Coordenadora do Projecto de Educação para a Saúde:

Ana Lemos Rodrigues

Objectivos Gerais:

Image

O Clube de Desporto Escolar contribui para a consecução do Projecto Educativo de Escola através da formação de hábitos, atitudes e conhecimentos dos alunos nas diferentes práticas lúdicas e desportivas. Pretende promover também comportamentos promotores de saúde, de hábitos de vida saudáveis e de uma regular prática de actividade física desportiva. Afirma-se como uma actividade privilegiada para o desenvolvimento da consciência crítica, dos conhecimentos cientifico-pedagógicos e da responsabilidade individual e colectiva. Tem por fim o propósito de oferecer à população discente, prática desportiva de cariz competitivo que alargue os conhecimentos técnicos, tácticos e regulamentares, bem como habilidades motoras, de determinadas modalidades desportivas.

cargo

Nome

Presidente

Jaime Augusto de Matos Torrinhas

Coordenador

Duarte Nuno Almeida Costa

Professores com
Actividade Interna

Duarte Nuno Almeida Costa

 Maria Augusta da Conceição Patrício Ferreira

 Paulo Jorge Gouveia de Carvalho e Silva

Filipa Alexandra Coelho da Silveira

Professores com
Actividade Externa
(Grupos-Equipa de competição)

Duarte Nuno Almeida Costa (Ténis de Mesa)

Maria Augusta da Conceição Patrício Ferreira (Atletismo)

 Paulo Jorge Gouveia de Carvalho e Silva (Futsal - Inf. B Fem.)

Filipa Alexandra Coelho da Silveira (Futsal - Inf. B Masc.) 

Actividade Interna 2009-2010 (Plano Anual):

acção

Modalidade

Período

Data

Cartaz

Class.

 Fotos

Formação de árbitros - fase EAE

Ténis de Mesa

18 Nov.

Ver

 Ver

 Compal Air (Dia da modalidade)

Basquetebol

25 Nov. 

Ver 

   

Formação de árbitros - fase EAE

 Atletismo

25 Nov.

Ver

Ver

Ver

Formação de árbitros - fase EAE

Futsal 

7 Jan.

Ver

Ver

 

 Corta-Mato Escolar

Atletismo

27 Jan. 

Ver 

   

 Corta-Mato fase EAE

Atletismo

10 Fev.

Ind./Col.

 

Mega Atleta-fase Escolar

Atletismo

19, 22 e 26 Mar. 

Ver

Ver

Mega Atleta-fase EAE

Atletismo

10 Mar. 

Ver

Ver

Ver

 Inter-turmas 2º ciclo

 Futsal

     

Inter-turmas 3º ciclo

Andebol

Ver

 

Ver

Inter-turmas 2º ciclo

Voleibol

3º 

       

Inter-turmas 

Ténis de Mesa

       

Inter-turmas 3º ciclo 

 Futsal

3º 

       

Outra

 Cicloturismo/BTT

 3º

       

Actividade Externa 2009-2010:

Modalidade

Escalão

ano de nasc.

 Prof. resp.

treinos

Alunos

calendário

 Fotos

Atletismo

Vários / Misto

94, 95 e 96

Mª Augusta Ferreira

4ª Feiras (14.40h - 17.05h) 

Lista

Jogos

Ver

Futsal

Infantis - B Fem.

96, 97 e 98

Paulo Silva

4ª Feiras (14.40h - 17.05h)

Lista

Jogos

 

Futsal

Juvenis - B Masc.

92, 93, 94 e 95

Filipa Silveira

4ª Feiras (14.40h - 17.05h)

Lista 

Jogos

 

Ténis de Mesa

Vários / Misto

93, 94, 95, 96, 97 e 98

 Duarte Costa

4ª Feiras (14.40h - 17.05h)

Lista

   

Mais informações sobre o Desporto Escolar em:

http://www.eaemangualde.com/

http://sitio.dgidc.min-edu.pt/desporto/Paginas/default.aspx
http://www.cevde.no.sapo.pt

A consciencialização de todos nós, nomeadamente dos mais jovens, para a importância da aquisição de conhecimentos que levem a condutas de preservação e protecção do que nos rodeia, passa prioritariamente por ser um dos campos em que a Educação Ambiental tem vindo a apostar.
A dinamização de acções específicas ou englobadas em projectos de âmbito mais global alusivos à Conservação do ambiente natural, com escolas ou outras instituições que ambicionem partilhar estas experiências, constitui a metodologia pelos quais se rege a Educação Ambiental.
Embora de âmbito muito diversificado, compete à Educação Ambiental apelar ao sentido criativo dos participantes, incutindo-lhes valores que induzam ao gosto e fruição pela aquisição e partilha de conhecimentos que valorizam de forma considerável o meio natural de que somos detentores.
Assim, numa atitude de sensibilização de todos, surge o projecto “Eco -escolas” que tem como objectivo principal sensibilizar os jovens e comunidade local para a importância da preservação do ambiente natural, incutindo-lhes o sentido e o gosto pela participação em actividades canalizadas para a conservação do meio ambiente. Saber Mais

Com efeito, a actividade inter-turmas de futsal foi um êxito pela quantidade de turmas e alunos inscritos, pela qualidade futebolística demonstrada em campo, pela competitividade e empenho dos participantes, pelo fair-play das equipas e pela organização. A maior parte dos jogos foi bem disputada., reinando a emoção e a competitividade. O público também ajudou comparecendo em massa. As claques das turmas organizaram-se, exibindo os cartazes com frases de apoio à turma misturados com cantorias e slogans de apoio incondicional. Os árbitros foram também uma peça fundamental. A organização esteve sempre em cima dos acontecimentos, resolvendo os problemas que foram surgindo – poucos, felizmente – de forma célere e cerce. Em termos de números, no 2º ciclo inscreveram-se todas as turmas do 5º e do 6º ano em masculinos e o 5º A juntou-se com o 5º D em femininos, num total de 17 equipas. No 3º ciclo, no sector masculino, cinco participaram 5 turmas e, no sector feminino, 2 turmas. No total participaram 24 equipas, realizaram-se 45 jogos e registou-se um total de 170 alunos inscritos. O campeonato decorreu de 16 de Maio a 6 de Junho. Por fim resta acrescentar que foi imprescindível a colaboração de todos os funcionários do pavilhão, onde os jogos foram realizados. A todos quantos participaram nesta actividade o nosso agradecimento e simultaneamente o incentivo à prática físico-desportiva, apelando também à participação em próximos eventos desportivos. Muito obrigado.

Seguem-se os resultados e respectivas classificações e, também, algumas fotografias da actividade:

Integrado nas Jornadas do Patrono, Dr. Fortunato de Almeida, o Grupo de Educação Física e de Desporto Escolar da Escola levou a efeito uma Acção de Formação sobre Duatlo, composto por duas partes distintas: uma parte teórica, em que todos ficámos a saber que o Duatlo é uma prova/competição composta por 2 actividades distintas, em que uma se repete. Primeiro corre-se uma determinada distância, depois passa-se para a bicicleta, que está num local pré-definido e, por fim, deixa-se a bicicleta no mesmo local onde se encontrava e volta-se a correr até chegar à meta. Foi, portanto, uma actividade de fácil assimilação. A outra parte, a parte prática, teve lugar no recinto escolar. Os alunos foram separados em masculinos e femininos, por uma economia de tempo, e cada grupo efectuou a prova independentemente do escalão etário a que pertencia. Numa prova oficial os alunos eram separados por idade/sexo. A acção teórico-prática foi orientada pelo professor Marco Miranda, da delegação norte da Federação de Triatlo de Portugal, a quem agradecemos particularmente.

Apesar de ser a primeira vez que este tipo de actividade se realizava na escola, foram surpreendentemente positivas a adesão e a vontade dos alunos ao ponto de, apesar da chuva que se fez sentir durante a realização de toda a parte prática, não terem desistido e demonstrarem a sua determinação, que ficou bem patente. Foi uma manhã chuvosa, mas proveitosa.

Pena foi que a bicicleta de alguns alunos tivesse avariado. Acontece. É pena, mas paciência. Assim, apesar de não terem participado na parte prática, fica o nosso muito obrigado. Receberão o certificado como os outros. Participarem 40 alunos na parte teórica e 34 na parte prática. A actividade decorreu durante a manhã.

Seguem alguns documentos, fotografias da actividade e a classificação da parte prática.

Margarida Costa é vice-campeã distrital de Ténis de Mesa e Daniela Rodrigues ficou com o 3º lugar.

A final distrital individual de Ténis de Mesa na categoria de Infantis B Femininos decorreu na Escola E.B.2,3 Dr. Fortunato de Almeida, no Pavilhão Municipal, no passado dia 11 de Maio. Os jogos foram bem disputados, as nossas alunas deram o seu melhor, mas foi a aluna da escola de Marzovelos, Viseu, que triunfou. A nossa escola também conseguiu os 4º e 5º lugares da Kátia Abrantes e Joana Lima. As alunas Eva Pais e Cristiana Gomes classificaram-se nos 8º e 9º lugares, respectivamente. Fica aqui registado um agradecimento aos cinco árbitros, todos da nossa escola, que asseguraram a realização do campeonato.


Algumas fotografias desta activiade:


Visualize aseguir a Classificação Final:

 

  Nome Escola
Luana Lima EBI Marzovelos
Margarida Costa Agrupamento Escolas de  Nelas
Daniela Rodrigues Agrupamento Escolas de  Nelas
Kátia Abrantes Agrupamento Escolas de  Nelas
Joana Lima Agrupamento Escolas de  Nelas
Sandra Santos EBIS Piaget
Inês Gonçalves EBIS Piaget
Eva Pais Agrupamento Escolas de  Nelas
Cristiana Gomes Agrupamento Escolas de  Nelas

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O responsável pelo Ténis de Mesa - Duarte Nuno

A equipa masculina de Futsal do escalão iniciados da EB 2, 3 Dr. Fortunato de Almeida terminou o quadro competitivo, tendo cumprido com o calendário de jogos 2010/2011, organizado pela Equipa de Apoio às Escolas de Mangualde. A equipa da nossa escola pertencia à série A, da qual faziam parte 4 equipas. A nossa escola realizou 6 jogos, 3 deles em casa e outros três foram jogados fora. Os resultados esperados ficaram aquém das expectativas, tendo a nossa equipa arrecadado 5 derrotas e um empate. Apesar disso, é de louvar o empenho, dedicação e fair Play que os alunos manifestaram ao longo dos treinos e nas competições em casa e fora.

A docente sugere a continuidade deste grupo/equipa para o próximo ano lectivo.

futsal_equipa_masc

A professora responsável:
Filipa Silveira

A equipa B fica no 3º lugar em igualdade pontual com a 2ª classificada, mas com mais uma derrota.

 22_alter       1_alter

 

 

 

 

 

 

 

Com efeito a equipa a equipa A de Ténis de Mesa de Infantis Femininos sagrou-se campeã distrital ao vencer todos os jogos disputados, tanto da 1ª como da 2ª jornada. A equipa é constituída por Margarida Costa do 6º A e Daniela Rodrigues do 6º C. A última jornada teve lugar na Escola Dr. Fortunato de Almeida, no Pavilhão Municipal, no passado dia 30 de Março.

A equipa B da nossa escola disputou taco-a-taco o 2º lugar com a escola EBI/S Jean Piaget de Viseu. Apesar da vitória por 3-1, como tinha perdido 3-0 na 1ª mão, a equipa B quedou-se pelo 3º lugar em igualdade pontual com o 2º lugar. Nesta jornada jogaram Joana Lima e Cristiana Gomes do 6º B e Eva Pais do 6º C. As restantes jogadoras estão igualmente de parabéns, pois não podiam jogar todas, e quem conseguiu as classificações foram as equipas que representam uma escola, a escola EB 2,3 Dr. Fortunato de Almeida, do Agrupamento de Escolas de Nelas.

No próximo período irá ter lugar o campeonato individual. Até lá.

Mais algumas fotografias desta actividade:

No passado dia 16 de Março decorreu, no Estádio do Fontelo em Viseu, a fase distrital do Mega -Atleta. Participaram ao todo 15 alunos do Agrupamento de Escolas de Nelas (Escola Básica) tendo realizado provas de Velocidade 40 metros, resistência 1000 metros, Salto em comprimento e Lançamento do Peso nos vários escalões etários e por sexo (masculino e feminino). Todos estes alunos revelaram uma boa atitude desportiva, e bastante empenho nas várias competições.O grupo disciplinar de Educação Física e o Clube do Desporto Escolar agradecem a participação de todos os intervenientes e sugerem que continuem a participar nas restantes actividades desportivas.

Algumas fotografias desta actividade:

Este ano o MegaSprinter teve uma novidade: o MegaLançamento do Peso. Esta actividade teve lugar no exterior do Pavilhão Desportivo Municipal, no 18 de Fevereiro, pelas 12 horas e decorreu de forma muito positiva, apesar da maior parte dos alunos concorrentes ainda não dominar a técnica do lançamento do peso. Mesmo assim, e depois de uma explicação e exemplificação, foi vê-los darem o seu melhor.
- Afastem-se, que se vai lançar o peso!
Foi a frase mais escutada. No final todos ficaram satisfeitos. Resultados da Prova MegaLançamento – fase Escola, E.B. 2,3Dr. Fortunato de Almeida

Seguem-se algumas fotografias da actividade...

...

As actividades desenvolvidas na Biblioteca Escolar da Escola E.B,2,3 Dr. Fortunato de Almeida e no Edifício Multiusos, nos dias 22, 23 e 25 de Março, para comemorar o dia Mundial da Poesia, tiveram a participação de alunos de todos os ciclos de ensino e envolveram a comunidade educativa, nomeadamente  muitos Encarregados de Educação, que foram  assistir às actividades. Pode visualizar algumas fotografias desta actividade no BLOG da Biblioteca Escolar.

As Olimpíadas da Ortografia, que pretendiam promover o gosto pela escrita e por uma ortografia correcta, correram bem, tendo participado um número significativo de alunos:132. No 2º CEB ficou em 1º lugar a aluna do 5ºE, Maria Vaz Salvador; em 2º,Inês Loureiro Silva, do 5º F e em 3º, Patrícia Pires, do 5ºE. No 3ºCEB ficou em 1º lugar o aluno Saveliy Ivanov, do 8ºA; em 2º , Daniela Esteves, do 7ºB e em 3º, Joana Marques, do 8ºA. Pode visualizar algumas fotografias desta actividade no BLOG da Biblioteca.

A Semana da Leitura, que decorreu de 28 de Fevereiro a 04 de Março, envolveu a maior parte dos alunos, um número significativo de docentes e alguns encarregados de educação.

Teve como objectivo principal incentivar e promover o gosto pela leitura o que foi alcançado através da dinamização de várias actividades: Fóruns de Leitura; Maratona da Leitura; Grandes Livros… Grandes Filmes; Transmissão via rádio - escolar de frase célebres sobre a importância da leitura, de poemas musicados e a presença do escritor e ilustrador, Pedro Seromenho.

Cartaz_SemanaLeitura11

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

  

Algumas fotografias desta actividade:

  

Com o objectivo de promover o gosto pela escrita e por uma ortografia correcta, a equipa da BE /CRE promove a realização das Olimpíadas da Ortografia.
Trata-se de uma iniciativa destinada a alunos dos 2º e 3º ciclos do Ensino Básico, que para o 2ºCEB vai decorrer nas seguintes datas:


- 1ª eliminatória – 17 de Janeiro;
- 2ª eliminatória – 10 de Fevereiro;
- final – 10 de Março.


Para o 3º CEB vai decorrer :
- 1ª eliminatória – 13 de Janeiro;
- 2ª eliminatória – 10 de Fevereiro;
- final - 10 de Março.

A professora bibliotecária fez a apresentação em PowerPoint da organização e funcionamento da BE/CRE e organizou uma sessão prática com a realização de um bibliopaper, para os alunos que frequentam pela primeira vez esta escola (3º, 4º e 5º anos de escolaridade).
Podemos visualizar algumas fotografias desta actividade aqui.

Reutilizando caixas vazias, o Clube de Ciências empenhou-se na construção de Ecopontos para ajudar a separar o lixo. Construíram também papelões que colocaram em todas as salas.

Algumas fotografias do trabalho realizado pelos alunos:

Professoras responsáveis pelo Clube de Ciências: Belmira e Catarina

Uma vez mais, o Dia Mundial da Terra não foi esquecido pelos alunos da nossa escola. Não só agora, mas ao longo do ano, elaboraram interessantes trabalhos alusivos ao Planeta Azul.

Algumas fotografias desta actividade:

Equipa Eco-Escola

No âmbito das comemorações dos Dias Mundiais da Floresta, da Poesia e da Água e do Dia Eco-Escolas, realizou-se uma exposição de trabalhos produzidos pelos alunos, alusivos à Água. Uma das principais atracções deste dia foi a Feira de Plantas, excepcionalmente concorrida por toda a comunidade educativa. À noite, no espaço da Biblioteca Escolar, teve lugar a declamação, pelos alunos, de poemas relacionados com o Ambiente, intervalada por agradáveis momentos musicais. O nosso jardim ficou mais bonito com as japoneiras plantadas pelos alunos do Clube de Ciências. Durante a semana anterior esteve patente na nossa escola a exposição OlhóCódigo, tendo vários alunos participado no jogo de descoberta da mesma.

Algumas fotografias desta actividade:

Equipa do Eco-Escolas



          No âmbito da Escola Electrão, um projecto da Amb3E (Associação Portuguesa de Gestão de Resíduos e Equipamentos Eléctricos e Electrónicos – REEE), que conta com o apoio do Ministério da Educação e da Agência Portuguesa do Ambiente, a Escola Básica do 2º e 3º Ciclos Dr. Fortunato de Almeida pretende, através de um conjunto de actividades, melhorar o desempenho ambiental da Comunidade Escolar, encorajando-a ao desenvolvimento de acções direccionadas para a preservação do ambiente local e, por conseguinte, do Planeta. Esta iniciativa, inclui uma acção de recolha de resíduos de equipamentos eléctricos e electrónicos com o intuito de sensibilizar e envolver a comunidade em geral, no esforço global da reciclagem e valorização de material velho.
         Neste sentido, numa parceria entre a Escola Básica do 2º e 3º Ciclos Dr. Fortunato de Almeida e a Câmara Municipal de Nelas, irá proceder-se hoje a uma acção no terreno (sensibilização e recolha dos resíduos) junto da população de Santar.

O Coordenador de Estabelecimento

Jaime Augusto de Matos Torrinhas

Realizou-se, na escola EB 2,3 Dr. Fortunato de Almeida uma Palestra Escola-Electrão, dinamizada pelo Eng. Guilherme Marcão, à qual assistiram os alunos das turmas 5ºA, 5º D e 6ºA, cujo objectivo foi o lançamento do projecto Escola-Electrão e a sensibilização dos alunos para a importância da valorização de equipamentos em fim de vida.

A Escola Electrão é um projecto da Amb3E – Associação Portuguesa de Gestão de Resíduos e Equipamentos Eléctricos e Electrónicos (REEE), que conta com o apoio do Ministério da Educação e da Agência Portuguesa do Ambiente. Esta iniciativa, inclui uma acção de recolha de resíduos de equipamentos eléctricos e electrónicos com o intuito de sensibilizar e envolver professores, alunos, assistentes operacionais, pais e comunidade em geral, no esforço global da reciclagem e valorização de material velho.
No ano lectivo anterior, a nossa escola conseguiu recolher 3190 kg de resíduos de equipamentos eléctricos e electrónicos, sendo este valor superior à média nacional por escola.
Durante o 2º período, e até 7 de Abril, vamos proceder novamente à recolha de REEE, sendo que qualquer electrodomésticos em fim de vida pode ser entregue na nossa escola.
Vamos contribuir para um Ambiente melhor!

Pal_Eco_Escol1 Pal_Eco_Escol2

Os nossos eco-alunos responderam muito positivamente ao desafio lançado pela Equipa Eco-Escolas, desenvolvendo trabalhos no âmbito dos concursos Eco-Código e Código da Energia. Os cartazes elaborados estavam muito criativos o que dificultou a escolha dos vencedores por parte do Júri. Cada trabalho apresentava um conjunto de frases que nos apontam atitudes e comportamentos conducentes à melhoria do ambiente na escola, em casa e na região, acompanhadas de ilustrações ou colagens adequadas ao tema. No que diz respeito ao concurso Poster Eco-Código, foram seleccionados os trabalhos do 5º A, 9º B e 5º B que ganharam, respectivamente os primeiro, segundo e terceiro prémios. No que concerne ao Código da Energia, foi escolhido o trabalho desenvolvido pelos alunos do 5º A, depois de atenta e demorada análise por parte do Júri, uma vez que os dois trabalhos apresentados pelos alunos do 5º C, também estavam muito criativos. Os trabalhos que se sagraram vencedores, em cada um dos concursos, representarão a nossa escola nos respectivos concursos a nível nacional. Agradecemos a colaboração de todos os alunos e professores envolvidos.

A nossa escola participou, ainda, no concurso Banda Desenhada da Energia...

Algumas fotografias:

Com o objectivo de alertar toda a Comunidade Educativa para a importância de promover hábitos de respeito pelo ambiente e pelo património e de desenvolver a consciência da necessidade de se reduzir lixos, reutilizar materiais e conservar a natureza, foi comemorado no nosso Agrupamento, nomeadamente na Escola Sede, a Semana do Ambiente com as seguintes actividades:
- Exposição de trabalhos realizados pelos alunos;
- Exposição/venda de artigos feitos em trapilho;
- Visionamento de apresentações multimédia alusivas à protecção do ambiente;
- Exploração de um desdobrável sobre resíduos/reciclagem;
- Distribuição de canetas aos alunos dos 2º e 3º ciclos e de autocolantes com um desenho elaborado por uma aluna do Jardim-de-Infância de Nelas, aos alunos do pré-escolar e do 1º ciclo;
- Apresentação, pela turma C do sexto ano, de uma peça de teatro e várias músicas, às turmas dos 4º e 5º anos de escolaridade da Escola Sede;
- Palestra alusiva à Água, para os alunos do 5º ano, promovida pela Eng.ª Inês Mendonça, da Câmara Municipal de Nelas;
- Palestra sobre a Biodiversidade e Alterações Climáticas para Alunos, Professores e Encarregados de Educação, promovida pelo Dr. Ângelo Fernandes, da Escola Secundária Felismina Alcântara – Mangualde;
- Início do projecto “ O Laboratório vai à Escola”, nas turmas do Pré-escolar e 1º Ciclo das escolas de Santar.
Consideramos que pequenos gestos como os que ao longo do ano foram desenvolvidos no âmbito da nossa comunidade escolar podem contribuir para a melhoria da qualidade ambiental na nossa escola e na comunidade local. Sabemos que todos querem mudar o Mundo mas poucos pensam em mudar-se a si próprios. Vamos todos dar uma ajuda para deixar o nosso Planeta um pouco melhor do que o encontrámos.

Algumas imagens desta actividade:

Algumas fotografias da Palestra sobre a Biodiversidade e as Alterações Climáticas:

No âmbito das comemorações dos Dias Mundiais da Floresta, da Poesia e da Água e do Dia Eco-Escolas, realizou-se uma exposição de trabalhos produzidos pelos alunos, alusivos aos diferentes temas. Uma das principais atracções deste dia foi a Feira de Plantas, excepcionalmente concorrida por toda a comunidade educativa. De salientar, também, a exposição de “Espanta – espíritos” e a inauguração dos canteiros de ervas aromáticas, plantas ornamentais e horta pedagógica.

À noite, no espaço da Biblioteca Escolar, teve lugar a declamação, pelos alunos, de poemas relacionados com o Ambiente, intervalada por agradáveis momentos musicais.


Apresentação sobre o Dia Mundial da Floresta

 

Algumas fotografias sobre as actividades realizadas neste dia:

Terminou no passado dia 15 de Março a Campanha de Recolha de REEE no Agrupamento Dr. Fortunato de Almeida. Agradecemos a colaboração da Câmara Municipal de Nelas, do Regimento de Infantaria de Viseu, da Direcção do Agrupamento, dos alunos e encarregados de educação, dos professores e assistentes operacionais, bem como de muitos particulares que através da sua boa vontade contribuíram para o sucesso desta campanha. O nosso Agrupamento conseguiu reunir 3190 kg de resíduos. A revelação das escolas vencedoras e a atribuição dos prémios acontecerá em Junho de 2010, em dia a anunciar. Um bem-haja a todos. O Ambiente agradece.

Algumas fotografias deste evento:

Image

Colabore na campanha de recolha para reciclagem de cabos eléctricos, com vista à angariação de fundos para a construção da “Casa Ser Criança”, um projecto da Abraço.Deposite os cabos nas caixas disponibilizadas para o efeito no átrio da Escola.

Para mais informações consulte: http://www.abraco.pt/casasercrianca/

Obrigado.

No Dia em que se comemorou o Dia Nacional do Mar, foi içada a Bandeira Verde da nossa escola, marcando-se o início de mais um ano de trabalho de toda a comunidade educativa em torno da protecção do ambiente, na nossa escola e nas comunidades em que estamos inseridos.

Apenas duas palavras!
Todos estão de PARABÉNS pelos resultados alcançados. Lembrem-se que para a maioria de vocês, esta, foi a vossa primeira competição e de certeza, que a primeiríssima em Atletismo. Agora meus campeões, sem empenho, vontade, sacrifício e trabalho e humildade nada se consegue…

Por isso para o próximo ano, já sabem…quero o dobro do peso das medalhas e têm que ser novamente campeões!!!
Há pois é!... Não aceito desculpas.

Muito obrigada a todos por terem acreditado e aparecido!

Algumas fotografias desta actividade:

 

Classificações individuais...

...