Integrado nas Jornadas do Patrono, Dr. Fortunato de Almeida, o Grupo de Educação Física e de Desporto Escolar da Escola levou a efeito uma Acção de Formação sobre Duatlo, composto por duas partes distintas: uma parte teórica, em que todos ficámos a saber que o Duatlo é uma prova/competição composta por 2 actividades distintas, em que uma se repete. Primeiro corre-se uma determinada distância, depois passa-se para a bicicleta, que está num local pré-definido e, por fim, deixa-se a bicicleta no mesmo local onde se encontrava e volta-se a correr até chegar à meta. Foi, portanto, uma actividade de fácil assimilação. A outra parte, a parte prática, teve lugar no recinto escolar. Os alunos foram separados em masculinos e femininos, por uma economia de tempo, e cada grupo efectuou a prova independentemente do escalão etário a que pertencia. Numa prova oficial os alunos eram separados por idade/sexo. A acção teórico-prática foi orientada pelo professor Marco Miranda, da delegação norte da Federação de Triatlo de Portugal, a quem agradecemos particularmente.

Apesar de ser a primeira vez que este tipo de actividade se realizava na escola, foram surpreendentemente positivas a adesão e a vontade dos alunos ao ponto de, apesar da chuva que se fez sentir durante a realização de toda a parte prática, não terem desistido e demonstrarem a sua determinação, que ficou bem patente. Foi uma manhã chuvosa, mas proveitosa.

Pena foi que a bicicleta de alguns alunos tivesse avariado. Acontece. É pena, mas paciência. Assim, apesar de não terem participado na parte prática, fica o nosso muito obrigado. Receberão o certificado como os outros. Participarem 40 alunos na parte teórica e 34 na parte prática. A actividade decorreu durante a manhã.

Seguem alguns documentos, fotografias da actividade e a classificação da parte prática.

O Grupo de Desporto Escolar